terça-feira, abril 14, 2015

O Segundo Cérebro de Miguel Ángel Almodóvar [VOGAIS]

​O Segundo Cérebro
Vogais
240 pp
16,59€
Sabia que os intestinos têm um cérebro próprio? E que do seu bom funcionamento depende grande parte da nossa saúde?
O Segundo Cérebro expõe as mais recentes descobertas científicas sobre a importância, até recentemente desconhecida nestas proporções, do estômago e da flora intestinal na nossa saúde.
A partir de casos clínicos e diversos exemplos práticos, Miguel Ángel Almodóvar revela que no aparelho digestivo (esófago, estômago, intestino delgado e cólon) existe um sistema nervoso autónomo, um «segundo cérebro» formado por milhões de neurónios que estão em constante comunicação com o cérebro. A sua importância é extraordinária, muito devido à influência direta que as bactérias intestinais têm na química do cérebro e, por conseguinte, no nosso comportamento e saúde.
Descubra a importância do aparelho digestivo para o seu bem-estar físico e mental
Sabe-se hoje que o desequilíbrio da flora intestinal tem uma relação direta com problemas como obesidade, diabetes, asma, alergias, doenças autoimunes, vários tipos de cancro e uma longa lista de alterações psicológicas ? no fundo, com quase tudo o que nos impede de desfrutar de qualidade de vida. Este livro revolucionário proporciona ao leitor uma clara explicação destas descobertas, incluindo ainda dicas e conselhos alimentares que permitirão reforçar o equilíbrio gastrointestinal, melhorando a saúde e o bem-estar.
Um fascinante livro que demonstra que o aparelho digestivo possui neurónios e uma atividade independente do cérebro.


​Já imaginou, alguma vez, a importância que o aparelho digestivo tem para o seu bem-estar físico e mental? Miguel Ángel Almodóvar revela os segredos escondidos de alguns dos órgãos mais negligenciados do nosso corpo!

Estima-se que os problemas da flora intestinal afetam atualmente entre 80% a 90% da população. Isto deve-se a alterações que ocorrem ao nível do intestino, devido a uma dieta e a um estilo de vida inadequados, e que conduz a um desequilíbrio conhecido como disbiose.

Este desequilíbrio pode contribuir para o desenvolvimento ou o agravamento de numerosas patologias, como obesidade, diabetes, asma, alergias, vários tipos de cancro e uma longa lista de alterações psicológicas — no fundo, com quase tudo o que nos impede de desfrutar de qualidade de vida.

​​O aparelho digestivo tem um «segundo cérebro»!



O Segundo Cérebroexpõe as mais recentes descobertas científicas sobre a importância, até recentemente desconhecida nestas proporções, do estômago e da flora intestinal na nossa saúde.

Este livro revolucionário proporciona ao leitor uma clara explicação destas descobertas, incluindo ainda dicas e conselhos alimentares que permitirão reforçar o equilíbrio gastrointestinal, melhorando a saúde e o bem-estar.




·
A relação entre o intestino e o sistema nervoso O microbioma e o sistema imunitário O intestino e os problemas mentais e emocionais l O segundo cérebro O desequilíbrio do microbioma: a disbacteriose  l Dietas desequilibradas l O uso excessivo de antibióticos O stress como fator desencadeador da disbacteriose l A hipótese do excesso de higiene Tratamentos da disbacteriose Probióticos, prebióticos e simbióticos  l  O Projeto Genoma Humano l A Medicina Psicossomática l A Medicina Integrativa Alimentos que devemos controlar e, inclusivamente alimentos que devemos potenciar e descobrir A dieta GAPS, alternativa nutricional para os distúrbios psicológicos l Menus da dieta GAPS Ojuicing ou a arte de fazer sumos saudáveis e curativos l 7 menus ricos em prebióticos e probióticos



Miguel Ángel Almodóvar nasceu em Madrid, a 9 de setembro de 1950. Jornalista, investigador e divulgador especializado em nutrição e gastronomia, é licenciado em Ciências Políticas e Sociologia, com especialidade em Demografia e Ecologia Humana. Durante duas décadas foi um dos rostos mais populares da televisão espanhola, colaborando e dirigindo programas em diferentes canais. Atualmente, colabora em diversos meios de comunicação e é membro da Unidade de Investigação em Cultura Científica do Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas, em Madrid.
​ ​
É autor de mais de duas dezenas de livros de diferentes temáticas, com destaque para as áreas alimentar e nutricional.



2 comentários:

  1. Querida, uma TAG :)
    http://epifania-de-letras.blogspot.pt/2015/04/tag-7-coisas-amoodeio.html

    ResponderEliminar