segunda-feira, outubro 27, 2014

Livros ou Ebooks...

Boa Noite Estrelinhas,

Hoje venho com um tema complicadito, sim, complicado no sentido de qual o melhor? Qual o mais pratico? E mais "organizado" Será... os Livros ou Ebooks?




Confesso que sou amante de livros, nada melhor do que os sentir na mão, passar os dedos pelas paginas, sentir o cheiro a novo do livrinho. Olhar para uma estante e ver eles ali, todos organizadinhos por autores, editoras, sagas. Ficam tão lindos, o mais belo jardim dentro de casa.
Quando queremos ler um livro, paramos de frente a nossa estante, corremos com a ponta do dedo pela lombarda, a sentir o relevo das letras ou não, dos nossos livros. Com um sorriso tolo no rosto agarra-mos no nosso tesouro, senta-mo-nos no sofá, cama ou até mesmo no chão e iniciamos a nossa viagem.
Oh sim, não há prazer melhor que esse, a leitura, não há satisfação melhor. Facilmente somos transportamos para uma era diferente, com pessoas estranhas que logo começamos a familiarizar-nos. Quando percorremos suavemente os dedos pelas paginas é como passar com os dedos na casaca de veludo, azul escuro do nosso amante, cada toque em cada pagina, são como pequenos sussurrares secretos. Até aqui tudo maravilhoso... mas... sim, há sempre um mas em cada história,  e nesta história também existe. Quando somos transportadas a realidade. As limpezas, tirar das prateleiras aqueles livros todos, passar com um pano seco no livro para tirar o pó. Aquele trabalho enorme que nos espera, em que perdemos meio dia só a limpar livros... mas isso não é o pior. O pior mesmo é quando nos deparamos com algo, pequenas manchas nas folhas... ohhh aquela maldita mosca que foi ali e deixou uma caganita minúscula no nosso livro, aquela mosca maldita que queria uma morte dolorosa por ter feito algo tão horrível! Mas como se isso não bastasse, quando chega aquela altura do ano, em que temos de encaixotar todos os livros, quando conseguimos encaixotar, para pintar a casa. Mais meio dia perdido só nos livros. aquela atenção especial que sempre temos para que não fique uma capa dobrada. Ora, se por aqui já assusta... vamos piorar, que no meu caso é o que tem acontecido e que me deixa doente... a humidade na casa. Aquela coisa horrível que aparece sem dar aviso, que por vezes até os moveis sofrem e se isso não é suficiente, para horror total, os livros estão manchados com humidade!! Um pesadelo de morte, aquele momento em que choramos de raiva! Que amaldiçoamos meio mundo e o desgraçado que inventou a humidade nas casas! Mas se até aqui não acham de todo uma catástrofe, então daremos sentido e razão à palavra... inundações, daquelas que quase nada escapa. Resumindo... um livro é um bem precioso e frágil de mais. Que por mais cuidado que a gente tenha, eles nunca estão 100% seguros.

É por isso que hoje eu abençoo algo que muita gente detesta, acha horrível. Mas que para mim é a minha nova paixão... Ebooks, protegidos contra moscas, humidade e inundações. Protegido de obras e infortúnios. Não tem cheiro, não tem o prazer do toque... mas tem segurança, que para mim é o importante. Abençoado cartão e a onde mais os guarde. Mesmo que o meu telemóvel ou tablet ou ereader avarie (ainda não tenho o ultimo), eles estão sempre lá, no cartãozinho magico... na minha biblioteca digital da wook, nos registos da Harlequin ou onde mais os comprar. Resumindo, o mundo não irá acabar!  E hoje nos tempos que correm, nada melhor do que jogar pelo seguro. É verdade, que comprar um ebook, ainda é caro. Uma injustiça para os amantes da leitura, quando ebooks estão praticamente ao mesmo preço que os livros físicos. Mas hoje ainda temos ebooks de autores portugueses de download gratuito. Ou mesmo de autores estrangeiros, também alguns dão aos leitores, ebooks gratuitos, que não estão a venda como livros físicos.

A verdade é que um prazer não elimina totalmente o outro. Pois mesmo que leia um livro ou um ebook, a minha mente viaja pela história, sou seduzida da cabeça aos pés. E a meu ver? Estou ainda mais apaixonada pelos ebooks. As vezes a sair a pressa de casa, o meu livro fica sobre a cama, o local onde o deixei para o levar, mas pelo meu telemóvel/tablet...compro um e txaram, assunto resolvido. Que mais poderia querer?
Aquela viagem de ferias de natal que se aproxima, e que já fazemos a lista de leitura... caramba. é preciso uma mala para os levar... mas no meu telemóvel/tablet... já os tenho e não corro o risco de querer ler um que afinal deixei em casa. Ou em ultimo caso.. comprar um no site e fica pronto na hora, sem ter de esperar pela entrega.

E vocês? Mesmo com os contras ou não... qual preferem ter a mão? Qual a vossa opinião?

Boas leituras


3 comentários:

  1. Eu também acho que os dois se complementam! um não invalida o outro! gosto dos dois :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehhh a nossa Mafi, ligou a mim :3 que haja alguém que me dê atenção hehehe

      ora aí está, afinal de contas o importante está lá :) quer num, quer noutro

      Eliminar
  2. Eu respeito apenas o gosto pela literatura, isso é o mais importante de tudo.
    A nível pessoal ninguém me tira o gosto por ter o livro na mão é não há maneira de conseguir gostar de ler um livro numa máquina...

    ResponderEliminar