quarta-feira, março 11, 2015

Opinião Casamento Cortês de Linete Landim

Casamento Cortês, é o terceiro livro da trilogia “Vale Ribeiro”, da autora Linete Landim, sendo os primeiros Flores Silvestres e Porto de Abrigo.
A bem dizer da verdade, tenho este livrinho desde Dezembro, oferecido pela autora, e o que me levou a demorar tanto tempo para ler, foi eu pensar que teria de ler os dois primeiros livros desta trilogia, só que me foi de todo impossível comprar os dois primeiros ainda. Chateada e aborrecida, por ter um livro para ler e não lhe poder tocar, fez com que mandasse as ortigas a ordem dos mesmos. Assim sendo, ontem antes de almoço, comecei a minha leitura e a cada página que passava só conseguia dizer; muito bom.

Linete apresenta-nos um mundo maravilhoso, um mundo um pouco diferente do que estamos habituadas. Isto é… Homens grandes que impõe a sua vontade, e mulheres frágeis acatar ordens.

Neste livro, Rute é uma nobre que desde cedo aprendeu a ser dedicada e obediente para um futuro casamento com um nobre. Mas o destino troca-lhe as voltas e Rute vê-se casada com um homem abaixo da sua posição social, nada mais nada menos que um médico, sem riquezas e sem títulos.

E Rute vê-se perdida neste novo mundo, onde não há serviçais, em que ela própria tem de aprender a cozinhar, limpar e cultivar. Rute, sente-se perdida e inútil mas com a ajuda das duas cunhadas, Maria Clara e Anita, que a aceitaram de braços abertos e os filhos, ainda crianças, do marido, Rute aprende a ter responsabilidades que nunca imaginou, aprende que para ela coisas simples podem ser perigosas. Mas tudo poderia ser mais fácil se a cunhada mais velha, Lurdes, não a fizesse sentir uma inútil, e a apoia-se mais.

Neste livro, não encontramos uma jovem perdidamente apaixonada, e desesperada pela atenção do marido, antes pelo contrário. Augusto ama a mulher desde o primeiro dia, o problema é que ela não o ama e para piorar a situação, o seu amigo nobre, Lorde Santiago, diz que pretende ser amante de Rute.

É de facto um livro apaixonante, que facilmente nos transporta a um mundo diferente. Um livro que nos custa muito largar. E quando este chega ao fim... ficamos desiludidos pois queremos mais.
Ansiosa para ler mais obras da autora, que acredito serem uma delícia

0 comentários:

Enviar um comentário