segunda-feira, dezembro 03, 2012

Opinião - A Trama da Estrela, Vasco Ricardo



Sinopse:

Enquanto uma negra conspiração se vai expandindo por algumas cidades europeias, três adolescentes divertem-se, navegando pela Internet, tentando decifrar mistérios e crimes até então irresolúveis.
Dana, Mark e Rohan são provenientes de nações distintas mas os seus interesses e suas motivações convergem. À medida que uma onda de crimes vai assolando o território do velho continente, os jovens vão interagindo através das comuns salas de chat, falando sobre um infindável número de temas.
O percurso das suas vidas toma, porém, um rumo diferente, acompanhado de estranhos acontecimentos que podem mudar os seus destinos.
Paralelamente, uma sociedade secreta, cujos elementos parecem tão competentes quanto obstinados, move-se de forma obscura e sanguinária, onde todos os seus passos são criteriosamente preparados, na tentativa de alcançar um marco até então inatingível.


Opinião:

Primeiro de tudo, tenho uma triste confissão a fazer. Triste e vergonhosa, sendo eu portuguesa, admito aqui e agora, que apesar de ser uma bibliófila assumidíssima, as minhas compras literárias, no que a autores portugueses dizia respeito, foram ao longo dos últimos anos, completamente nulas.
Mas acreditem em mim, já me redimi deste meu erro, e em grande! Neste momento conto já com 10 livros de autores nacionais, dos mais variados géneros e faço tenções de não ficar por aqui, porque cada vez descubro mais e melhores livros.
Vasco Ricardo com o seu primeiro livro, é um deles, e é um daqueles livros que se aplica a expressão, o que é nacional é bom, e é bem verdade!

Gostei muito deste livro. A maneira como a acção decorre é muito completa, num tempo certo, o que nos obriga a avançar página atrás de página.
Gostei da imaginação usada pelo autor no que à escolha de nomes diz respeito e o meu personagem favorito é sem dúvida alguma o indiano Rohan, mas tanto a brintânica Dana como o alemão Mark estiveram muito bem.

Outro ponto, muitooooooo positivo, que encontrei, à medida que ia avançando na história, foi a divisão da mesma pelas cidades europeias que dão palco a esta trama. A sério, ler as discrições sucintas e cativantes sobre as cidades de Salzburg (Áustria), Paris (França), Kobenhavn (Suecia), Wien (Áustria), Amsterdam (Holanda), Génova (Italia), Wroclaw (Polónia), Berlin (Alemanha), fizeram com que me imagina-se a visualizar tal e qual as cidades, como vinham descritas no livro.
Outra coisa que me agradou, visto que adoro tudo o que tenha a ver com a história do período nazista, foi esta versão e perspectiva sobre o fanatismo actual, que leva a que muitas desgraças aconteçam por todo o mundo.

Eu já li e adorei, e quem não leu, não sabe o que está a perder.

Boas leituras, Soraia

0 comentários:

Enviar um comentário