segunda-feira, dezembro 03, 2012

Opinião - As Cinquenta Sombras Livre, E.L. James




Sinopse:

Quando a jovem e inocente Anastasia Steele encontrou pela primeira vez o impetuoso e fascinante milionário Christian Grey, começou entre eles um affair sensual que lhes mudou a vida para sempre. Assustada e intrigada pelas singulares inclinações eróticas de Grey, Anastasia exige um compromisso total na relação. Com medo de a perder, ele aceita.

Agora Anastasia e Grey têm finalmente tudo o que desejavam - o amor, a paixão, a intimidade, uma riqueza incalculável - e todo um mundo de possibilidades à sua espera. Mas ela sabe que amá-lo não será fácil, e que estarem juntos vai implicar ultrapassar barreiras que nenhum deles poderia prever. Anastasia vai ter de aprender a partilhar o estilo de vida de Grey sem sacrificar a sua identidade. E ele terá de aprender a superar o seu obsessivo impulso de tudo controlar, enquanto se debate com os demónios do seu terrível passado.

E quando tudo parece estar conjugado para que ambos consigam finalmente ultrapassar os maiores obstáculos, o destino conspira para tornar dolorosamente reais os maiores medos de Anastasia.


Opinião:

Penso que E.L. James teve como mote "o nosso lema é agradar", quando escreveu esta trilogia. E o mesmo aconteceu com a  editora, porque um mês e pouco depois do segundo volume, eis que chega até nós o terceiro e último livro. Um trilogia completa, editada em Portugal no mesmo ano. Uau, "mais uma estreia" :)

Terminado com muito deleite, o último livro da trilogia, dos 3 livros, e como já referi numa opinião anterior, o que mais gostei foi do primeiro, depois de tantos soluços, discussões, disputas entre dominador e submissa, intromissões do passado, revelações do presente e projectos para o futuro, eis que chega o derradeiro fim.
Claro que todos eles souberam a pouco e fico "triste" por ter chegado ao fim da história do Christian e da Ana Grey... Sim, porque neste livro ela deixa de ser Anastasia Steele e passa a Anastasia Grey... cortesia do seu querido marido :)
Fiquei espantada, pela positiva, na abordagem da escritora ao usar neste livro algumas analepses, contanto simultaneamente o presente e o passado. Decididamente, quando bem feito, o uso deste tipo de anacronias, que permitem, atravás desta téecnica de narrativa, relatar acontecimentos passados, mostrar de uma forma não tão "secante" o que aconteceu anteriormente, sem se alongar demasiado na escrita.
Por outro lado... tendo em conta as páginas "extra" que vêm no final do livro, fico aqui a criptar, à espera que um dia destes, no próximo ano, quem sabe, apareça por ai um 50 Sombras óptica do Grey...
Posso dizer que me ri, que corei, que me inervei, e que até me vieram uma ou duas lagrimas aos olhos... Adorei a trilogia e gostava muito de ver esta história contada e vivida através dos olhos cinzentos de Christian Grey...
Ficamos à espera, para ver a outra prespectiva...



 
 
Uma boa trilogia, parabéns E.L. James, e quem sabe... até breve!
 
Boas leituras, Soraia



0 comentários:

Enviar um comentário