segunda-feira, dezembro 10, 2012

Opinião - Sedução, Bella Andre



Sinopse:

Charles Gibson é um escritor de êxito, mas devido aos temas que escreve afasta as mulheres e sujeita-se a blind dates que os amigos lhe propõem. Candance Whitman, recém-chegada à literatura erótica, tem encontrado diversos obstáculos pelo caminho. Cansada de ser criticada, decide ir a uma conferência de escritores com o objectivo de aprender, onde acaba por conhecer o seu ídolo: Charles Gibson, o autor best-seller de romances eróticos. Charles propõe-lhe cinco lições para lhe ensinar as noções básicas do erotismo, criação de cenas, ou seja, conselhos muito válidos para obter bons resultados. Mas o que nenhum dos dois esperava era que as lições teóricas passassem à prática. Infelizmente, a desilusão de Candace em relação ao novo romance que está a escrever - no qual Charlie desempenha o papel principal - ameaça-lhes a possibilidade de desfrutar de um amor verdadeiro. Conseguirá ela separar a fantasia da realidade?


Opinião:

2012, foi na minha perspectiva, o ano onde o bum erótico se deu a conhecer. Claro que este tipo de literatura já existe há décadas, no entanto, como em todas as modas, têm o seu auge, e o ano corrente foi um deles.

Bella Andre apresenta o seu 'Sedução' na linha de outros lançamentos, como a controversa trilogia  'As Cinquenta Sombras de Grey' de E.L. James ou a tão aclamada 'Crossfire' de Sylvia Day com a sua estreia em Portugal com o primeiro volume, 'Rendida'. Mas atenção, não existem só estes títulos. Existem por ai centenas de livros do mesmo teor, prontos a convencer mais um fã a ser seguidor do estilo.
Bella Andre, no seu 'Sedução', fala-nos um bocadinho sobre isso, uma vez que a história central mostra a vida de um escritor erótico conceituado e conhecido, e de uma aspirante a escritora, com muito jeito mas no anonimato, que se debate para singrar neste novo estilo.

Aspectos negativos:
- O uso dos termos como "cona" e "piça" num contexto como o deste livro, em que dois profissionais da escrita mostram o seu valor como tal, é na minha opinião despropositado e sem classe. Tira-lhe todo o glamour que um romance erótico pode apresentar. É uma linguagem informal demais, que não combina com o resto da narrativa.

Aspectos positivos:
- A divulgação de mini histórias, dentro da história principal, foi muito interessante, uma vez que funcionava como uma espécie de espelho das necessidades e desejos mais recônditos das personagens centrais.
- Tamanho/ Tipo de letra.

Em suma, não foi um livro pelo qual me apaixonasse.

Boas leituras, Soraia

0 comentários:

Enviar um comentário