sexta-feira, dezembro 07, 2012

Opinião - O Diplomata, Vasco Ricardo

Sinopse:

" ... e quando já ninguém chorava, dei por mim a verter lágrimas que cheiravam a sangue..."
Gabriel é um politico norte-americano de topo que possui uma familia perfeita e uma reputação imaculada.
Contudo, por detrás da sua figura exemplar, um outro homem emerge. Violento, frio e calculista, Gabriel parte em busca de algo e não parará enquanto não for bem-sucedido.


Opinião:

Antes de mais nada, e para os mais distraídos, 'O Diplomata', é o segundo livro do jovem autor português, Vasco Ricardo, que nos brindou a sua passagem do anonimato para a ribalta com o seu primeiro livro, 'A Trama da Estrela' e que num relativo curto espaço de tempo, brinda os seus fãs e seguidores, com um novo livro, uma nova ficção, num registo que a meu ver, é totalmente diferente do primeiro, e que ainda assim, me voltou a prender desde a primeira página até à última.
Gostava de escrever aqui um milhão de palavras a enaltecer este livro, mas a verdade é que nenhuma chegaria para descrever o quanto eu gostei desta leitura.

O Diplomata é: Falsas aparências; hipocrisia diplomática; cinismo politico; arte de bem receber...
O Diplomata é: O reconhecer de valores sociais, culturais e humanitários.
O Diplomata é: Países do terceiro mundo; a pobreza; as ditaduras; a escassez da comida e da água; as crenças religiosas; as vítimas dos interesses políticos; os refugiados...
O Diplomata é: Direitos humanos!
O Diplomata é: uma obra e tanto!

A escrita deste livro é limpa e fluida, assim como a apresentação do próprio livro a nível gráfico, que sofreu uma melhoria bastante visível e bastante notória. Não sei, mas está diferente!
A história que nos guia de situação em situação, absorve de tal maneira que nem temos margem nem tempo para "parar e respirar".
As descrições estão no ponto, as acções acontecem a tempo e horas, e as personagens são centrais e muito bem construídas. Muito facilmente identificamos esta ou aquela personagem, que passa ou já passou nos telejornais ou nos nas histórias verídicas reproduzidas na grande tela.
Os temas abordados nesta ficção, para além de actuais e verídicos, são temas que nos dão que pensar. Que nos "obriga" a refletir no assunto, registo que no meu caso, já aconteceu com o primeiro livro.

Felizmente para mim, tive e tenho o prazer de conversar com o Vasco várias vezes e é mesmo um orgulho e um gosto enorme, ter a oportunidade de privar com alguém com tanta qualidade, que nos brinda com livros assim, com este nível.
Não é graxa, nem opinião só porque sim, tanto que o meu género de eleição não é este, a minha onda por assim dizer é mais fantástico, mas dei comigo a devorar ambos os livros como acontece com grandes obras de literatura fantástica, que vendem milhões em todo o mundo...
'A trama da estrela' já me tinha convencido mas 'O Diplomata' deixou-me literalmente sem palavras.
E sendo verdade que os teus livros e ficções são como os "cogumelos"  (altamente comestíveis e ainda mais recomendáveis), estou ansiosamente à espera do próximo. Não demores, está bem? Mas não demores mesmo....

PARABÉNS VASCO!


Boas leituras, Soraia

0 comentários:

Enviar um comentário