segunda-feira, abril 23, 2012

Percy Jackson e os Ladrões do Olímpo (Opinião do Blog Ler & Escrever)

Hoje deixo-vos aqui a opinião do livro Percy Jackson e os Ladrões do Olímpo, do Blog Ler & Escrever (visita o Blogue)


Título Original: The Lightning Thief
Título Português: Percy Jackson e os Ladrões do Olímpo
Autor(a): Rick Riordan
Primeira Edição: Janeiro de 2010
Editora: Casa das Letras
Páginas: 340

Sinopse:
Percy Jackson está prestes a ser expulso do colégio interno… novamente. E esse é o menor dos seus problemas. Ultimamente, criaturas fantásticas e os deuses do Olimpo parecem estar a sair das páginas do seu livro de mitologia para entrarem na sua vida. E o pior de tudo é que ele parece ter enfurecido alguns deles. O raio-mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito.

Agora, Percy e os seus amigos têm apenas dez dias para encontrar e devolver o símbolo do poder de Zeus e restabelecer a paz no Olimpo. Para o conseguir terá de fazer bem mais do que descobrir o ladrão: terá de encarar o pai que o abandonou, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora e poderosa do que os próprios deuses.


Opinião:

Lembro-me que este livro foi-me oferecido mal saiu, em janeiro de 2010. Foi uma prenda de anos de um amigo meu. Posso dizer que achei a capa gira e a sinopse interessante, mas quando olhava para ele para o começar pensava "Muito grande!". Naquela altura, ainda não tinha lido nenhum livro com mais de 150 a 200 páginas, e então livros como este pareciam-me grandes. Agora olha para ele e para, por exemplo, o Amanhecer e penso "Que amostra de livro.".
Ia adiando para o ler e com isto o livro "começava a apanhar pó" na minha estante...
Depois passado meio-ano vi o filme inspirado no livro mas nem me ocorreu que tinha a obra. Gostei imenso do filme porque mistura fantasia e deuses (que é única matéria de história que eu gosto muito), o que para mim é uma mistura explosiva, no bom sentido.
Não é o meu "espanto" quando vejo o livro na estante e penso "Quero ler já!", mas como é meu hábito ia adiando porque ou estava a ler um livro e depois já tinha planeado ler outro, ou algo do género.
Mas ultimamente andava a olhar para o livro e quando acabei as Pequenas Mentirosas peguei logo no livro e comecei a folheá-lo.
Tenho de dizer que ao início custou-me um bocado a ler porque a história ao início não é a melhor. Mas a partir do 3º capítulo já estava a adorar, e de dia para dia não conseguia não ler a história, e acho que cheguei mesmo a ficar viciado no livro.
A história fala-nos de Percy Jackson um rapaz que segundo os médicos, sofre de deslexia, hiperativida, entre outras. Percy nunca conseguia passar mais do que um ano numa escola porque fazia sempre alguma asneira que levava à sua expulsão. Sempre fora um rapaz um pouco problemático na escola mas de um momento para o outro tudo muda quando Percy descobre uma parte da sua vida, que até agora nunca lhe fora revelada: é filho de um dos doze deuses do Olimpo. E além disso ainda é culpado de ter roubado a arma mais poderosa de Zeus: o raio-mestre.
Percy tem dez dias até ao solstício de verão para encontrar o raio de Zeus e provar que fora incriminado sem razão.
Tenho a destacar como personagens Percy, Annabeth e o Senhor D. Percy por ser a personagem principal e por conseguir não dar em maluco com o que se passa à sua volta; Annabeth por ser uma mestiça (filha de uma deusa) corajosa e lutadora; e o Senhor D, mas conhecido pelo seu nome verdadeiro, Dionísio, o deus do vinho, por ter dado um bocado de piada ao livro com as suas trocas de nomes.
Para finalizar a escrita de Rick Riordan que é simples, e que faz com que um livro infanto-juvenil, também possa ser lido pelos fãs de mitologia que não se inserem na faixa etária referida.
Com toda a certeza que irei ler o próximo livro Mar dos Monstros, e os seguintes, e ver o filme do 2º livro que tem estreia prevista para o próximo ano de 2013.

0 comentários:

Enviar um comentário