domingo, abril 29, 2012

Opinião "Caçador de Sonhos"

Sinopse
Condenado pelos deuses a viver para toda a eternidade sem emoções, Arikos apenas consegue sentir através dos sonhos dos outros. Durante milhares de anos vagueou pelo inconsciente humano em busca de sensações. Agora encontrou finalmente uma sonhadora cuja mente vívida é capaz de preencher o seu próprio vazio. Megeara Kafieri testemunhou a ruína do pai na sua demanda para provar a existência de Atlântida. A promessa da filha, no leito de morte do pai, de resgatar a reputação dele, trouxe-a até à Grécia, onde a jovem tenciona provar que a mítica ilha está no local identificado pelo pai. Em vez disso, Megeara encontra um estranho a flutuar no mar - um estranho cujo rosto reconhece de muitos dos seus sonhos. O que Megeara desconhece é que Arik esconde mais segredos do que aqueles de que ela precisa para encontrar a Atlântida. Arik fez um pacto com Hades: em troca de duas semanas como mortal, ele terá de regressar ao Olimpo com uma alma mortal... a de Megeara.




Opinião:

Arikos é um Caçador de Sonhos, como maldição, todos os caçadores de sonhos não têm emoções, a unica maneira de ter e através dos sonhos. Quando é atraído pelos sonhos de Megeara Kafieri, fica maravilhado por esta e as suas emoções.
Sem pensar nas consequências faz um pacto com Hades, ser humano por duas semanas.
Megeara Kafieri, não acredita quando vê o homem que aparece nos seus sonhos em carne e osso, sente que está a ficar maluca.Como nada na vida vêm só, tem de "levar" o embrulho completo, como os predadores da noite, Deuses loucos, e Oneroi. Sem saber como, a sua vida fica de pernas para o ar e com "seres" que a querem matar.

Fiquei encantada com Solin, uma personagem fria e de um humor mórbido quando se encontra junto do seu irmão Arikos. Apesar de ser uma personagem que apresenta ser frio, e sem qualquer interesse no que o rodeia, para quem vive ou morrer, se sofre ou não, Solin e no fundo uma personagem que apesar de nao admitir, não é indiferente ao que o rodeia, e sem saber porque, encontra-se ajudar Arikos e Megeara.
Arikos, que quando se encontra como um humano, e um "Toto" Completo, metendo sempre as mãos pelos pés. Mas que nos deixa encantadas, Sendo ele mortal, mostra todas as emoções que tem dentro de si, como humano, o que o deixa fascinado e ao mesmo tempo revoltado, pois nunca pensou que fosse tão forte as mesmas.
Megeara é uma humana, que não se permite envolver com ninguem, com receio de os perder e sair magoada. É uma personagem forte e lutadora e que mete os outros acima dela e dos seus sonhos, no que refer a segurança dos que ama.

O Caçador de Sonhos é um livro que nos leva a dar umas boas gargalhadas, é de uma historia  apaixonante, divertida e que nos mostra que o egoísmo só nos faz perder, De uma leitura a não perder.

O que me deixou triste foi a tradução do livro, onde a Saída de Emergência falhou. Utilizando Artemisia, e matisera entre uma ou outra palavra em brasileiro. Quando o termo utilizando nos outros livros anteriores e Artemis e Matera.  Acho que foi uma falta de cuidado pela parte de quem traduziu e Reviu a obra.
Uma vez que nas obras anteriores os nomes e as expressões utilizadas eram em Português e agora apresentam-nos em Brasileiro. Espero que de futuro tenham mais cuidado. Essas pequenas falhas podem fazer o leitor perder o interesse, como de futuro ser mais do que umas palavras simples ao qual nós podemos  não compreender, e de que adianta ler um livro se certas expressões não vamos perceber? 

1 comentários:

  1. Concordo planamente. Já que os termos existem em português, não vejo necessidade de inventarem com brasileirismo.

    ResponderEliminar