domingo, abril 29, 2012

Opinião "Eterna Saudade"

Sinopse
No ano 2195, em Nova Vitória (uma nação altamente tecnológica baseada nas maneiras, na moral e na moda da antiga era), uma jovem da alta sociedade, Nora Dearly, está mais interessada na história militar e nos conflitos políticos do seu país do que nos chás e bailes de debutantes. Contudo, após a morte dos seus pais, Nora fica à mercê da sua autoritária tia, uma mulher interesseira e esbanjadora que desperdiçou a fortuna familiar e agora pretende casar a sobrinha por dinheiro. Para Nora, nenhum destino poderia ser pior - até que sofre uma tentativa de sequestro por parte de um grupo de mortos-vivos. Isto é apenas o início. Arrancada do seu mundo civilizado, vê-se subitamente numa nova realidade que partilha com zombies devoradores, misteriosas tropas vestidas de preto e «O Lázaro», um vírus fatal que ressuscita os mortos tornando o mundo num inferno. Dos escombros de uma cataclísmica Idade do Gelo, surge uma nova sociedade construída com base nos costumes e na moral vitoriana. Nora Dearly, uma jovem da alta sociedade neovitoriana, conhece Bram Griswold, um atraente soldado, corajoso, nobre… e morto, que apesar disso conserva a sua inteligência e todas as partes do seu corpo graças à sorte e à ciência moderna. E quando vínculo de confiança entre eles se transforma em ternura, não há como voltar atrás. Eles sabem que a separação é inevitável, mas até lá, batendo ou não, os seus corações terão o que desejam.


Opinião:

Eterna Saudade traz-nos a historia da jovem Nora Dearly, no ano 2195, Nova Vitoria.
Nora não tem os interesses comuns de todas as jovens, bailes de debutantes e chás. Interessa-se pela historia militar e conflitos políticos o oposto da sua amiga (desde a infância) Pamela Roe.
Mas quando um estranho a aborda na rua e a tentam raptar, a sua vida nunca mais é a mesma. A Conviver entre mortos-vivos, não é algo que uma jovem aprecie. Muito menos quando se vê no meio de uma guerra entre os zombies "bons" e os zombies "maus".
Uma historia convidativa a um mundo totalmente diferente, esqueçam lá os vampiros. Pois estes Zombies conquistaram-me.

Nora é uma personagem forte e decidida, apesar do seu medo, mostra a sua força e a confiança. Bram, um jovem "guerreiro", que apesar de ser um Zombie, mostra a sua humanidade. E que apesar das diferenças, somos iguais. Com sentimentos.

Lia Habel apresenta-nos uma obra diferente do que estamos habituados. De uma escrita leve e apaixonante, onde nos envolve a cada palavra.


2 comentários:

  1. Um dos meus livros preferidos de sempre. Tenho a opinião lá no blog. Estou farta de esperar que saiam mais livros desta autora em Portugal... :/

    ResponderEliminar