terça-feira, janeiro 12, 2016

Meditação e Mindfulness [Nascente]

Meditação e Mindfulness 
Nascente
256 pp
15,98€

é um livro sobre meditação. Mas não é igual aos outros. Aqui não há cânticos, não precisamos de nos sentar com as pernas cruzadas, ou ter qualquer tipo de fé. Nem sequer exige o dispêndio de longos períodos de tempo. Pelo contrário, este livro mostra como apenas 10 minutos de meditação por dia podem fazer a diferença e mudar a sua vida.




«Andy Puddicombe está a fazer com a meditação aquilo que Jamie Oliver fez com a gastronomia.» - The New York Times
-- -- -- --


A Meditação e o Mindfulness estão, definitivamente, na moda. E, sim, muitos foram os livros até hoje publicados sobre o tema, com abordagens e técnicas diferentes, mais ou menos atrativos. O que pode então fazer a diferença na altura da escolha? A praticabilidade do conteúdo e o autor. E é, neste campo, que Andy Puddicombe faz a diferença, fruto de uma história de vida, no mínimo, curiosa.

Com pouco mais de 20 anos, a meio de uma licenciatura em Ciências do Desporto, Andy tomou a decisão de viajar para os Himalaias com o objetivo de estudar meditação. Foi o princípio de uma jornada de dez anos que o levou a vários locais do mundo, culminando com a sua ordenação como monge budista tibetano.

Em 2004, regressou à vida tradicional, numa transição que não foi menos extraordinária. Depois de algum tempo no Circo de Moscovo, voltou a Londres, onde completou uma licenciatura em Artes Circenses, enquanto ia concebendo os primeiros planos do que viria a ser o projeto Headspace, plataforma digital de saúde utilizada por mais de 2 milhões de pessoas, em 150 países – a APP é considerada uma das melhores aplicações de meditação («headspace» na App Store ou Google Play).

Andy Puddicombe tem sido amplamente mencionado na imprensa internacional, em publicações como Vogue, New York Times, Financial Times, Men’s Health e Esquire. Aparece regularmente na televisão e online: BBC, Dr. Oz, Netflix e TED.


Andy Puddicombe é hoje reconhecido como o especialista em meditação e mindfulness mais importante do Reino Unido. Tal como os seus leitores e alunos, também ele começou a sua prática de meditação para conseguir lidar com as preocupações do quotidiano. Foi este contexto que lhe permitiu desenvolver um programa de meditação guiada adequado à rotina diária: exercícios que mostram que apenas alguns minutos por dia bastam para fazer a diferença. A experiência do autor reflete-se nos exercícios, histórias e técnicas que permitirão acalmar a agitação da mente e criar as condições para: a melhoria da concentração e da produtividade; o alívio do stress e da ansiedade; um sono mais tranquilo; melhores relações afetivas e profissionais.

«Foram necessários anos de pesquisa, planeamento e desenvolvimento para tornar o projeto uma realidade. Trata-se de exercícios de meditação que foram passando de mestre para aprendiz ao longo de milhares de anos. Houve tempo mais do que suficiente para refinar e desenvolver as técnicas e limar imperfeições. Num mundo de novidades e modas, há algo muito reconfortante nessa autenticidade. Foi essa autenticidade que me permitiu começar a trabalhar lado a lado com médicos, apoiando-os na adaptação das técnicas para uso clínico. Foi essa mesma autenticidade que permitiu iniciar-me na prática privada como consultor de mindfulness clínico, onde ao longo dos anos tenho ajudado pessoas que sofrem de insónia a impotência, e tudo o que se possa imaginar entre uma coisa e outra» - Andy Puddicombe

0 comentários:

Enviar um comentário