segunda-feira, maio 07, 2012

Entrevista com Carina Portugal

Hoje trago uma entrevista fresquinha, Com a autora Carina Portugal
A autora conta com as seguintes obras editadas:
*um e-book O Retrato da Biblioteca 
*um e-book de contos intitulado "Os Passos do Destino", em co-autoria com a escritora Carla Ribeiro,
* "Vollüspa - Antologia de Contos de Literatura Fantástica", em co-autoria com outros escritores




1º Fala-nos um pouco de ti.

Chamo-me Carina, apesar de grande parte dos meus amigos me tratarem por “Leto”, tenho 22 anos e sou formada em Biologia. Adoro ler e escrever, e sou uma apaixonada por Literatura Fantástica (mas também gosto de outros géneros).
2º Qual o teu autor/a favorito?
Não tenho um único autor favorito, por isso deixo aqui uma pequena lista: J.R.R. Tolkien, Anne Rice, George Martin, Juliet Marillier, Robert Jordan, Robin Cook e J.K. Rowling. Posso estar a esquecer-me de algum…
3º Qual o livro que mais gostas? E o que mais te marcou?
Aqui penso que se aplica um pouco do que disse na segunda questão. Contudo, posso dizer que devo muito ao “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e à Rowling.
4º Tens algum livro que recomendarias?
Esta pergunta também é difícil. Podia recomendar enésimos livros, mas vou escolher um clássico de grande valor: “Drácula”, do Bram Stoker.

5ª Como surgiu a ideia para este livro?
Penso que será verdade dizer que a ideia não surgiu do nada, ela foi-se construindo ao longo das páginas e ganhando vida por ela própria.
6º No que te inspiraste?
Inspirei-me no sonho de um mundo diferente, na vontade de criar.
7º Os livros de fantasia estão na moda. O que este traz de novo?
Muito simplesmente, o meu ponto de vista. Pode ser diferente de alguns, similar a outros, no entanto é meu, my precious…

8º Este livro é o primeiro de uma trilogia, o que podes falar sobre ele?
“O Retrato da Biblioteca” dá-nos a introdução de um mundo novo, apresenta-nos personagens, fala-nos um pouco da sua história. Não é um livro perfeito, longe disso, e felizmente sei reconhecê-lo. Ninguém me vai ver por aí a dizer que é o melhor livro do mundo, porque não quero enganar ninguém, nem mesmo a mim própria.
9º O que é mais difícil, quando se é escritor em Portugal?
Não digo que o mais difícil seja publicar, porque não é. O que é difícil é publicar com segurança, é termos certezas de que publicamos um livro que nos honra, que tem de facto valor. Isto porque temos “editoras” que publicam qualquer coisa, desde que se lhes pague; temos editoras que só publicam obras garantidamente rentáveis, o que muitas vezes não nos garante qualidade; e, claro, temos editoras que ainda tentam publicar obras pelo seu valor qualitativo, no entanto isso é difícil nos dias que correm.
10º Conselhos para novos escritores?
Escrevam muito, leiam muito, estudem o que lêem, para aprenderem, e não desistam, a não ser que tenham percepção de que a escrita definitivamente não é a vossa praia. Sendo assim, dediquem-se só à leitura, que é quase tão bom quanto escrever.

Blogue da autora aqui

Obrigada Carina

0 comentários:

Enviar um comentário