sábado, setembro 15, 2018

Desperdicio de tempo, papel e paciência.

Boa noite Estrelinhas,

Estamos realmente no reino da macacada e claro que esse reino é Portugal. A minha bonequinha nasceu em Junho e o parto não foi dos melhores, porém essa é uma história para outra altura. O certo é que o meu marido foi logo tratar da papelada toda, desde o registo de nascimento da minha princesa ao subsídio parental para que ele estivesse em casa ajudar com a nossa menina. Mas é claro que não bastava o meu parto ter sido um pesadelo e que até ao dia de hoje, ainda estou a tentar recuperar, como a segurança social anda a brincar com a malta.


Ora bem vamos lá ver...
O subsidio parental é uma contribuição em dinheiro atribuída ao pai e/ou à mãe, que estejam de licença pelo nascimento do filho, com o intuito de substituir os rendimentos de trabalho perdidos durante esse período de licença.
Então se é um subsidio com o intuito de substituir os rendimentos perdidos, é mais do que suposto que o pagamento deste não leve 500anos a serem pagos, certo? Os pais estão em casa, a tratar de um recém nascido, com ou sem outros filhos, no meu caso com mais um filho. Há fraldas, alimentação e outras despesas a pagar, correto? Sim, está. Mas não aos olhos da S.S

Como referi mais a cima, assim que a minha bonequinha nasceu o pai tratou de tudo até o abono que ela tem direito. Em todos os papeis entregues, foi uma certidão de nascimento, porém a S.S tem por habito [ou será que são eles que não vão comigo? Deve ser isso.] perder documentos, ou isso ou existe falta de papel higiénico lá e eles usam os papeis para fazer bolinhas recheadas... Isto porque alem de demorarem 7mil anos para verem um papel e darem uma resposta, ainda dizem que falta documentos. Eu pergunto-me para que serve aquele papelinho que a S.S nos entrega com os documentos entregues lá, porque não servem para nada!

Assim que recebo a carta ligo logo para eles, é impossível faltar a certidão de nascimento da menina, ela foi enviada. 

1º Eu ligo para a S.S a dizer que os documentos foram todos entregues, e a senhora diz... ai sabe isso tem de ser o seu esposo a ligar e dizer, porque nós não podemos fazer nada sem ser ele.

WTF? Oh amigos vocês estão a gozar certo? Tipo, eu não estou a pedir informação, eu estou a dar a informação de que tenho os papeis que confirmam que no dia X foi entregue os documentos A, B e C, na S.S. 

Pois, tem de ser o Sr. seu esposo

Respiro fundo, mordo a língua com bastante força para não soltar uma enxurrada de alhos e bugalhos e digo, Ok, ele assim que chegar do trabalho ele liga...

No meio disto tudo, depois de o meu homem chegar a casa, ligar para eles de novo e bla bla bla, lá vou eu tirar copias à certidão de nascimento, ao C.C da minha bonequinha, da carta do hospital em como eu tive uma menina as tantas horas, no dia X e envio tudo por correio registado com aviso de recepção tal como foi dito... a carta chega lá no dia seguinte. Passado mais uns dias...muitos dias, recebemos outra carta da S.S que o pedido tinha sido INDEFERIDO por falta de comprovativo de nascimento da menina...

Vamos fazer aqui uma pausa... enquanto andamos em "guerra" com o subsidio parental, já a minha filha recebia o abono dela, estão a topar a cena? Por um lado a minha filha nasceu...mas por outro lado nada comprova que ela realmente tinha nascido... ora mas em que pé ficamos?

Resta-me saber que raio é que fazer na S.S? Bebem café, fumam uns cigarrinhos e planeiam as próximas férias? Enquanto reclamam que estão cansados de trabalhar tanto? Deve ser isso, porque certamente há algo que vai mal aqui. 

É óbvio que quando recebo a carta quase choro de raiva, estamos quase em Setembro, as escola quase a começar, material para comprar, dividas a pagar e aquele dinheirinho que tanta falta faz nunca vai aparecer! Ligo para a S.S a espumar-me de raiva, mando vir com o pobre homem que me atende do outro lado que só me sabe dizer, eu entendo-a minha senhora, realmente entendo. Tudo o que posso fazer é uma marcação para o seu marido para que vá directamente à S.S, podem ainda não ter aberto a carta e/ou anexado a carta aos restantes documentos.

Assim foi, marcação feita e lá vamos nós à S.S. Finalmente! Já foi Deferido, não souberam dizer é se o pagamento será feito ainda este mês ou para o próximo.
Isto antes de virmos embora, eu olhei para o funcionário e disse
Desculpe a minha ignorância, mas... como é que a minha filha recebe o abono, a onde foi entregue o comprovativo de nascimento e para isto é toda esta guerra? Se para o abono ela existe e para o S.P não existe prova de que ela nasceu? Não deveria de haver um cruzamento de dados DENTRO da própria S.S?

R: Depende por quem o abono está pedido. 

A sério? É que ambos os abonos dos meus filhos estão pelo pai, logo acho absurdo toda esta fantochada e desperdício de papel.

R: Sabe são departamentos diferentes.

Ora se são, não devia! Não é tudo com o número da S.S? Dá é muito trabalho fazer as coisas bem feitas, porque de contrario a partir do momento em que o abono é pedido, os papeis são entregues, não deveria ser preciso novo pedido de certidão de nascimento para o Subsidio Parental, correto? E quem diz isto diz muitas outras coisas. De cada vez que queremos tratar de algo na S.S é preciso preencher 1Kg de papel, metade desse Kg é papeis repetidos. Não faz nenhum sentido, e claro ainda se sentem ofendidos quando nós reclamamos e nos salta a tampa. Isso é o mesmo que haver marcação e haver atrasos, estar duas pessoas, uma delas sai para ir fumar [sim ela voltou a cheirar a tabaco e não era pouco]e ainda diz para o colega, estás atrasado...que é que ela está lá a fazer? Se há marcações, se existem horas a cumprir e pior então é meter mãos a obra e ajudar, não? Eu já tinha de andar em pé a balançar a minha piolhinha de um lado para o outro, a dar mama para ver se ela acalmava...tipo... é toda uma falta de organização e consideração. 

E, é por isto que o país nunca irá andar para a frente, tudo porque as pessoas só se preocupam com elas mesmas, não trabalham em equipa, não ajudam o próximo e complicam ainda mais algo que é simples, rápido e mais fácil.

Ok a sra. lá meteu mãos à obra e tal, mas... não me pareceu lá muito satisfeita isso é certo. E pessoal...um sorrinho nas ventas, por enquanto sorrir ainda não paga imposto. Não refiro o sorriso sarcástico, mas um sorriso de boa educação. E que com umas ventas dessas até penso que estão com cólicas e não vão chegar a tempo à casa de banho...e olhem que eu sei do que falo... desde que o hospital de Setúbal me meteu as mãos em cima que o meu Crohn anda completamente crazy.

Bem, já desabafei tudo, certamente haverá alguém que irá sentir-me muito ofendido/a com o meu desabafo e tals, mas... é a realidade, é a verdade e se pensares bem, colocares-te no lugar das pessoas [como o meu caso] verás que não irias gostar. 


0 comentários:

Enviar um comentário