quinta-feira, abril 04, 2019

Convite - Lançamento 4 Estações 1000 Combinações de Margarida Vieira






A nutricionista Margarida Vieira, fundadora do site Stop Cancer Portugal, lança um guia de alimentação saudável baseado num princípio essencial: Não há superalimentos, há combinações poderosas de alimentos. Este livro propõe as melhores combinações de frutos e vegetais, adaptados a cada estação.

«A combinação dos alimentos promove uma cooperação entre eles, desenvolvendo o que se designa por sinergia nutricional. (…) Todos os alimentos que a Natureza concede, seguros e livres de substâncias tóxicas, têm um papel importante na alimentação e nutrição humana. (…) A alimentação saudável rege-se pelo equilíbrio e pela variedade dos alimentos, aproveitando-se das diferenças e combinando-as, originando uma alimentação completa.» pp. 9 -10


O segredo de uma alimentação saudável está na diversidade nutricional. Os alimentos não produzem um efeito isolado: agem em conjunto quando ingeridos na mesma refeição. Saber combinar os diferentes tipos de alimentos passa por um princípio básico — nenhum alimento deve ser posto de parte, a menos que haja uma intolerância ou uma alergia alimentar. E tão importante como os alimentos que comemos é a maneira como os combinamos. O objetivo deste livro é dar a conhecer os alimentos típicos de cada estação, para que os possa incluir, de forma consciente, na sua alimentação diária. Com mais conhecimento, as escolhas que fazemos podem melhorar bastante a forma como vivemos. A seleção dos 50 frutos e vegetais que este livro apresenta ensinará o leitor a fazer milhares de combinações, mesmo à medida das quatro estações.


SOBRE A AUTORA: 
Margarida Vieira é nutricionista e formou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto em 1991. Mestre em Nutrição Clínica com especialização em Reumatologia pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, é Doutora em Estudos da Criança, na especialidade de Saúde Infantil, pela Universidade do Minho. Atualmente divide o seu tempo entre a nutrição clínica e a gestão do peso no Hospital CUF Porto, a investigação na prevenção da obesidade infantil no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e o desenvolvimento de projetos de promoção da saúde na área da saúde comunitária. Fundou, em 2010, o site Stop Cancer Portugal ‒ adotar um estilo de vida saudável, um projeto educativo para a prevenção do cancro e a promoção da saúde. http://stopcancerportugal.com.

0 comentários:

Enviar um comentário