sexta-feira, setembro 19, 2014

Vamos Doar Livros à Nossa Biblioteca

Boa Noite Estrelinhas,

Fui recentemente contactada para me darem a conhecer uma nova iniciativa que anda por ai a correr. E a verdade é que me parece super interessante.
Quantos de nós, não tem na sua mini biblioteca caseira livros que já não lê? Que, quer-se desfazer deles, mas que não os consegue vender? Mas que (e graças a Deus) acha um crime meter eles no lixo? Ou aqueles que jogam os livros no lixo, um crime deixem-me que vos diga, que já não os querem, mas que também não estão para ter trabalho a vender eles.
Eis a solução ideal!!! Doar a biblioteca.
Verdade seja dita, faz tempo que não entro numa, não faço  a mais pálida ideia se a biblioteca da minha zona se mantém actualizada minimamente, quando mais jovem, e que entrava numa biblioteca e olhava ao redor pensava..."caramba, o manda chuva daqui gasta uma nota preta a comprar livros" ou na parte infantil, quando lá passava, "os Srs. que fazem os livros ainda oferecem uns aqui".
Mas coisa que nunca me passou pela minha cabecinha é que alguns dos livros, poderiam ser doados a biblioteca.




E confesso, depois de deixar a escola, nunca mais meti os pés na biblioteca e toda a minha curiosidade foi-se. Mas a Liliana, a jovem que entrou em contacto comigo, fez com que eu viajasse ao tempo em que andava na escola e me perguntava como poderiam ter tantos livrinhos ali. A verdade é que se cada um de nós doar um ou dois livros a biblioteca da zona onde mora, mais livros esta terá, e haverá um leitor que ficará feliz por achar esse livro na biblioteca e requisita-lo.

Portanto, este fim de semana que vais ficar em casa e a pensar o que poderás fazer, dirige-te a tua biblioteca alem de matares saudades dos velhos tempos, perguntem, se a biblioteca aceita a doação dos livros que tem em casa sem qualquer serventia. Até aqueles livros infantis que tens enfiados numa caixa no sótão, que já não lhes tocas.

Vamos aos poucos, cada um de nós, dar vida a nossa biblioteca com mais livros, como a Liliana me disse, ressuscitar o interesse pela leitura.

Deixo-vos aqui os links desta iniciativa.

Pagina do Facebook
Blog vamos doar livros a nossa biblioteca
Grupo no facebook

Boas Leituras

5 comentários:

  1. Adorei do fundo do coração as palavras, explica magnificamente o objectivo do projecto, agradeço sinceramente! <3
    Até eu fiquei entusiasmada para voltar à biblioteca e doar mais livros, e vou lá todas as semanas!! looool
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz :) e verdade seja dita, foi um projecto muito bom e espero de coração que haja muita aderência. Eu vou a minha caixa, onde tenho vários livros para vender, e vou ao sótão buscar uns que me foram oferecidos quando eu tinha uns 10 anos lol ainda hoje os tenho, nunca foi capas de me desfazer deles. E escolher uns quantos e depois ver se consigo passar ainda este fim de semana na "minha" biblioteca para me informar se eles aceitam.
      Espero que sim. Se tiver sorte partilho aqui depois a contar como correu :)

      Eliminar
    2. Seria excelente essa partilha! :D
      Qual a sua biblioteca? Eu ando a preparar entrevistas para várias bibliotecas do país para questionar o seu funcionamento entre outras coisas, como funciona as doações passo a passo, o registo, os carimbos de agradecimento deles, de como podemos fazer dedicatória nas primeiras páginas em branco dos livros que doamos para incentivar as pessoas que os forem requisitar a ler, muitas coisas :D
      Além de que com a nossa dedicatória/frase/texto nos livros que doamos aquelas nossas palavras ficaram para sempre lá imortalizadas e acho isso fantástico... É como se fizéssemos oficialmente parte da biblioteca! Não como autores de livros mas como escritores à nossa maneira e fazendo a diferença para enriquecer a biblioteca...
      E não só das bibliotecas municipais, temos as bibliotecas dos hospitais, dos lares de 3a idade, das escolas, das casas de convívio (de idosos ou aqueles para pessoas pobres), vou tentar escrever um pouco de tudo, entrevistar essas entidades para saber o funcionamento e assim espalhar o encanto dos livros um pouco por todo o lado ;)

      Eliminar
    3. Na minha zona, tenho duas a mão. Uma em Palmela, que só lá fui uma vez, deveria ter prai uns 7 anos. E outra do Pinhal Novo, que sempre esteve comigo, era onde passava a maior parte do dia, quando andava na escola.

      A entrevista parece-me excelente, claro está que quando a fizer peço que me avise e com a sua autorização divulgar aqui :)

      Eliminar
    4. Claro que sim, com todo o gosto! :D

      Eliminar