quarta-feira, setembro 17, 2014

Um menino autista... uma gata... uma amizade que mudou as suas vidas para sempre [Vogais]

Boa Tarde Estrelinhas,


Incluir um animal de estimação no ambiente familiar de crianças autistas pode ajudar a desenvolver as suas aptidões sociais, revelou um estudo levado a cabo por investigadores franceses e publicado na revista científica “PLoS One”.

A ligação entre uma criança e o seu animal de estimação pode, por vezes, ultrapassar a simples amizade, transformando-se numa relação transcendental, difícil de explicar. E, se há história de amizade que merece ser partilhada como exemplo e inspiração, essa é, sem dúvida, a de Lorcan e Jessi. 

É a história duma amizade extraordinária e de como o laço entre um menino autista e uma gata mudou as suas vidas para sempre.


Vogais  
224 pp 
 15,49€

SINOPSE

Lorcan Dillan era um menino adorável, com um sorriso malandro e olhos claros, mas sofria de autismo e mutismo seletivo. A sua condição impedia-o de comunicar normalmente, expressar emoções simples e desfrutar de abraços ou contacto humano. Mas tudo isto mudou radicalmente com a chegada da gatinha Jessi.

A ligação extraordinária entre Lorcan e a gata foi imediata. Tornaram-se inseparáveis: quando Lorcan gritava e chorava, a gata sentava-se junto a ele até que se acalmasse; à noite, deitava-se na cama até que ele adormecesse; e brincavam juntos todo o dia. Depressa os pais se aperceberam de que Lorcan estava finalmente a expressar as suas emoções, algo que nunca conseguira. Hoje, é um rapaz que consegue comunicar com toda a gente, desenvolver e manter amizades, falar com desconhecidos e até participar em peças de teatro.

Este livro conta a experiência de uma família na luta contra o autismo: é a história comovente da gata que nasceu para mudar a vida deste menino para sempre, e provar que os animais de estimação podem ter efeitos reais no combate a doenças e perturbações socialmente limitadoras.









1 comentários: