quinta-feira, fevereiro 15, 2018

A Dieta de Pioppi

A Dieta de Pioppi 
Ed. Vogais 
354 pp 
18,79€


E se afinal não estiverem a dizer-nos a verdade acerca da nossa saúde?
Somos constantemente aconselhados por médicos e  nutricionistas a evitar um sem-número de alimentos por conterem demasiada gordura, açúcar ou calorias, bem como a exercitarmos o corpo de modo a sermos mais saudáveis. Mas a verdade é que a obesidade e o consequente risco de diabetes tipo 2, cancro e doença cardíaca não para de aumentar a nível mundial. Estaremos mesmo a seguir a direção correta em termos de  estilo de vida e de alimentação? 
O conceituado cardiologista Aseem Malhotra e o cineasta Donal O’Neill dão a conhecer, em A Dieta de Pioppi  o exemplo da pequena aldeia italiana de Pioppi, onde todos os habitantes parecem ter uma vida longa e saudável sem fazerem nenhum tipo de sacrifício. Neste livro, os autores combinam a experiência do estilo de vida desta povoação com décadas de investigação ao nível da medicina e da nutrição. 

O que são alimentos processados? | Porquê implicar com o açúcar | A gordura saturada não entope as artérias | Colesterol: amigo ou inimigo? | A raiz da doença coronária: Resistência à insulina e inflamação | A diabetes de Tipo 2 é doença de intolerância aos hidratos de carbono | Deixar de contar calorias e parar de petiscar | O Mito da atividade física na obesidade: a má alimentação não se vence a correr | Movimento é medicamento |  Stress |  Jejum intermitente

De modo a acabar com mitos alimentares, estes dois especialistas criaram este plano simples e prático, que em 21 dias poderá transformar a sua vida e ajudá-lo a alcançar um nível de pleno bem-estar:
Diretrizes | O protocolo de movimento | Os dez alimentos principais para o Aseem e o Donald | Uma semana na vida da Dieta de Pioppi | Lista de compras recomendadas | Pequeno-almoço | Almoço | Jantar | Acompanhamentos
 
 

 
«Este livro é revolucionário. Devia ser lido por toda a gente.»Sir Richard Thompson, médico pessoal da rainha de Inglaterra entre 1984 e 2005
«Este livro tem a capacidade de tornar milhões de pessoas mais saudáveis e mais felizes.»  Andy Burnham, Presidente da Câmara de Manchester e antigo Secretário de Estado da Saúde britânico
«Mudar o estilo de vida é essencial para a abordagem dos malefícios da obesidade, e este livro mostra de forma articulada e prática como escolher de maneira sensata aquilo que se come. Devia existir em todos os lares e ser lido por todos os médicos e estudantes de Medicina.» — Sue Bailey, Presidente da Academy of Medical Royal Colleges
 
 
 
«Em termos simples, a Dieta de Pioppi foi concebida para o ajudar a sintonizar-se com o seu organismo e a reconhecer e reagir aos seus requisitos: alimento, sono, movimento, respiração e «exercício físico» — a que preferimos chamar «movimento pleno». O resultado é uma demonstração subtil mas incrivelmente forte da capacidade de o corpo fazer de nós mais esbeltos, mais felizes e mais enérgicos.
Não se contente apenas com a nossa palavra. Temos o privilégio de contar com a sapiência e o apoio de uma miríade de prestigia-dos cientistas internacionais, incluindo cardiologistas e especialistas em obesidade. Aliado à nossa experiência e a outros testemunhos, pode confiar que as soluções da Dieta de Pioppi são movidas pelas melhores provas científicas modernas disponíveis.
Este livro baseia- -se num documentário de 2016, The Big Fat Fix, uma coprodução minha e de Donal O’Neill, cineasta e atleta internacional. O anterior secretário de Estado da Saúde, e atual autarca da Grande Manchester, Andy Burnham, reconheceu publicamente o potencial deste documentário em termos de «ajudar milhões e salvar milhares de vidas» — o nosso objetivo por excelência —, e eu peço-lhe e enco-rajo-o ativamente a partilhar os segredos de saúde da Dieta de Pioppi com a família, amigos e colegas por toda a parte. Acredite, nunca é demasiado cedo — nem tarde demais — para fazer mudanças de vida positivas. Citando um jovem redator da revista Men’s Health, que transfor-mou a saúde e a vida ao adotar estas mudanças, «Esta treta dá mesmo resultado.»

SOBRE OS AUTORES
Descrito como uma inspiração para Jamie Oliver, Aseem Malhotra é um conceituado cardiologista britânico que se tornou um nome incontornável ao nível das campanhas de saúde alimentar no Reino Unido. Colabora regularmente com publicações médicas e jornais de referência, como o Guardian, o Telegraph e o Daily Mail, e participa com frequência em campanhas mediáticas contra o açúcar e a medicação em excesso. É também o cardiologista consultor do Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido. 
Antigo atleta internacional irlandês, Donal O’Neill é atualmente realizador de documentários, que transpõe para os seus filmes a paixão pelas questões da saúde e do desempenho humano. Em 2005, juntou-se a Aseem Malhotra para produzir The Big Bad Fix, descrito pelo conceituado académico Tim Noakes como «o melhor filme de sempre sobre o tema da saúde».

0 comentários:

Enviar um comentário