segunda-feira, abril 18, 2016

Opinião O Cavalheiro Inglês

Opinião 
Comecei a ler este menino, a 5 de Janeiro. No entanto tive de interromper a leitura devido a uma lesão superficial na córnea. 

Quando voltei a pegar neste menino, senti-me desiludida, não com ele, mas comigo. Por mais que o quisesse ler não conseguia, ora ardia-me o olho ou desfocava ou simplesmente começava a lacrimejar. Mesmo insistindo na leitura, tive de parar varias vezes, pois se não era o olho era as dores de cabeça fortes que me dava.

No entanto, um dia destes agarrei neste menino, inspirei fundo e deitei-me na cama. Olhei para ele e disse-lhe: “Meu anjo, nem que tenha picaretas em brasa nos olhos, eu irei-te ler. E não irei parar nem que seja o fim do mundo.” Resumindo, mesmo por entre lágrimas, soro para os olhos e afins, eu terminei. E não me arrependo nem um pouco disso.

Confesso que é primeira vez que leio algo da autora. Admito que quando comprei este menino, tive receio. E vocês sabem, que tenho sempre algum receio no que toca a escritores Portugueses. Uma vez mais, receio infundado.

Adorei este mundo único e fantástico que a nossa Carla M. Soares nos apresenta, O Cavalheiro Inglês é um balsamo para a alma, uma história passada em Portugal, em Lisboa. Para mim, - tal como aconteceu com a trilogia Perdidos de Rute Canhoto, - eu consegui entrar na história, todos ou quase todos os lugares mencionados. Eu consegui visualizar na minha mente, ver as cores, cheiros, ver tudo a minha volta. As Senhoras e Senhores a caminharem. Consegui envolver-me de tal forma no enredo que quando terminei foi como se tivesse sofrido um puxão brusco ao qual me deixou desorientada.

Como leitora e portuguesa, viajar neste mundo criado pela autora, e conseguir reconhecer cada canto é único. Não há palavras. Vocês imaginam-se, a passear em determinada cidade e de repente pararem e olharem em volta, e pensarem, caramba eu li um livro X que tinha acontecimentos aqui. E darem por vocês com a mente a viajar até a esse tempo e lugar, deixar de ver os carros, a poluição sonora e verem apenas e unicamente o mundo criado naquele dia, naquele tempo?

Voltando a história, adorei a Sofia. Ela tem garra, de tola não tem nada e sempre coloca a família em primeiro lugar por mais doloroso que possa ser. Gostei da personalidade da Sofia, muito mesmo. E o Robert? Oh que cavalheiro, acho que fiquei apaixonada hehe é um homem misterioso e que todas as ações deste, se tornam confusas para a Sofia. E o Português dele? Oh o que me ri por vezes.
Tião, há meu jovem senhor, que vontade eu tive de lhe bater varias vezes e a Vina? Pareceu-me um doce, confesso que gostaria de saber mais deste casal.

A prima Amélia, achei a Senhora um amor, e também adorava saber mais da sua história, ela parece-me um pouco… misteriosa.

Outra personagem que me deixou curiosa e preocupada foi a Maria Francisca, que raio se passa na cabeça dela? Como se deixou levar até aquele estado? Bem, vendo bem não seria de todo impossível, não é? É assustador, simplesmente assustador.


Parabéns à Carla M. Soares por este maravilhoso, único e excelente mundo que nos trouxe. Um romance que merece sem dúvida ser apreciado. Um mundo único que leva os leitores a deliciarem-se e ansiarem por mais. 

4 comentários:

  1. Quero muito ler algo desta autora, e acho que este vai ser excelente para começar. Sem dúvida que esse receio com os autores portugueses é infundado! :)
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá PB, deve sim começar por este. Bem, eu não li os outros ainda, e acredito que devem estar uma delicia e que será viciante.
    É mesmo, mas sempre que agarro num livro de A.P fico assim, fazer o quê, tolinha mesmo.

    Obrigada e boas leitras

    ResponderEliminar
  3. Fico muito contente que tenhas gostado - mesmo com picaretas nos olhos, eheheh.:D Espero que não tenha sido muito doloroso (neste sentido). Ainda fico mais contente por te teres sentido dentro da história... e da História!

    As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh as picaretas desistiram hehe agora a serio, custou um pouco mas depois fui arrebatada pela historia e esqueci os incomodos dos olhos e nada que umas boas gotas para a vista não ajudassem um pouco.
      Estou ansiosa para ler mais hehe

      Obrigada

      Eliminar