sexta-feira, janeiro 05, 2018

Amanhã, António Arnaut e João Semedo apresentam livro com nova Lei de Bases da Saúde


Amanhã, António Arnaut e João Semedo apresentam livro com nova Lei de Bases da Saúde  
  A apresentação decorre em Coimbra e está a cargo de D. Januário Torgal Ferreira e Manuel Alegre, com a presença do governo.  
  Amanhã, dia 6 de janeiro, a Porto Editora e os autores, António Arnaut e João Semedo, apresentam o livro Salvar o SNS – uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia .

A sessão de apresentação conta com a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra e decorre este sábado, na Antiga Igreja do Convento de São Francisco, em Santa Clara (Coimbra), a partir das 15:30. A apresentação está a cargo de D. Januário Torgal Ferreira e de Manuel Alegre.

O "pai" do SNS e o médico e ex-coordenador bloquista propõem uma nova Lei de Bases da Saúde, prometendo recuperar o SNS e devolver aos cidadãos uma saúde pública digna de uma democracia sã. A par do prefácio, assinado por D. Januário Torgal Ferreira, e da proposta de nova Lei de Bases da Saúde, os autores incluem, ainda, reflexões sobre a situação atual do SNS e enquadram as suas motivações para a elaboração desta obra.

Em Que não se perca a semente: recuperar os valores do Serviço Nacional de Saúde , António Arnaut faz uma retrospetiva história sucinta sobre o Serviço Nacional de Saúde para reafirmar a sua vontade de contribuir para a recuperação dos “valores da solidariedade e da dignidade cívica que inspiraram a Lei n.º 56/79”. João Semedo apresenta um texto intitulado A urgência de salvar o SNS , em que diagnostica a “plena crise” que atravessa o SNS e identifica, com detalhe e de forma sustentada, o que, na sua perspetiva, foram os erros e os passos dados para se chegar a este estado de urgência que exige a mobilização dos cidadãos para salvar o SNS.

Esta é uma obra de grande interesse que constitui um contributo valioso para o debate público sobre o Serviço Nacional de Saúde e, por isso, na sua sessão de apresentação, estarão presentes inúmeras personalidades da vida política e social do nosso país.

O livro já está disponível nas livrarias.



OS AUTORES

António Arnaut

António Arnaut é advogado, político e escritor. Ativista contra a ditadura, foi membro da Ação Socialista e candidato a deputado pela Oposição Democrática (1969). Fundador e atual presidente honorário do Partido Socialista, foi deputado e ministro dos Assuntos Sociais do II Governo de Mário Soares. É autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, em cuja defesa se tem empenhado, o que lhe valeu várias distinções e prémios. A Universidade de Coimbra conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa, pela sua ação cívica em defesa do SNS, e o Presidente da República atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 25 de abril de 2016. Tem mais de 30 títulos publicados, de poesia, ficção, ensaio e intervenção cívica (especialmente em defesa do SNS e do Estado social).
João Semedo

João Semedo é médico. Presidiu ao Conselho de Administração do Hospital Joaquim Urbano (SNS), especializado em doenças respiratórias e infeciosas. Autor de diversos projetos-lei na área da Saúde, entre os quais os que conduziram à aprovação das leis de prescrição de genéricos, do estatuto do dador de sangue, do acompanhamento nos serviços de urgência, da carta dos direitos dos utentes do SNS (tempos de espera), da dispensa gratuita de medicamentos após alta hospitalar e do testamento vital. Participou na fundação do movimento "Direito a morrer com dignidade". É membro do Bloco de Esquerda, partido de que foi coordenador, entre 2012 e 2014, e pelo qual foi deputado entre 2006 e 2015.


 

0 comentários:

Enviar um comentário