sábado, março 17, 2018

Tudo Bem Aí em Baixo? de Dr. Oliver Gralla

Tudo Bem Aí em Baixo? 
Vogais 
208 pp 
15,98€

Este livro não é só para homens. Também as mulheres poderão aprender muito. Afinal, o que se passa na cabeça deles nem sempre é tão simples quanto parece.
Enquanto para as mulheres uma ida ao ginecologista já se tornou uma rotina, os homens ainda sentem alguma vergonha em consultar um especialista quando precisam de uma vistoria ao «andar de baixo». Foi a pensar neles que o Dr. Oliver Gralla escreveu Tudo Bem Aí em Baixo?, numa tentativa de combater a ignorância, prevenir experiências de autocura e fazer esquecer inibições. Num tom descontraído, o autor aborda assuntos como a infertilidade, a disfunção erétil, a ejaculação precoce, os níveis de testosterona e a contraceção, explicando-os de forma clara e com bases científicas. 
Tudo Bem Aí em Baixo? não é o típico guia médico com receitas, mas sim um manual explicativo e divertido, apelando a curiosos e a todos os que não se sentem à vontade para procurar um especialista. Além de conselhos médicos, o Dr. Gralla oferece uma grande dose de humor, ao relatar uma série de episódios anedóticos passados no seu consultório.

 «Pegamos nele todos os dias — nós, os homens, pelo menos. Diariamente. Várias vezes por dia. Ao longo de anos, dezenas de anos. Não se pode dizer que seja muito bonito quando está pendurado lá em baixo, adormecido e enrugado. Como um velho salsicha que desce desajeitadamente as escadas. Ou como um pepino biológico que ficou esquecido atrás das cenouras, na gaveta dos legumes, dentro do frigorífico. Mas tudo muda quando o pénis se torna uma cenoura rija. Uma boa ereção fez desde sempre mover o mundo e foi capaz de inspirar as artes, provocar guerras e iniciar e destruir relacionamentos amorosos. A minha profissão traz consigo a capacidade de garantir, dentro de limites, a magnificência e a nobreza deste belo instrumento. Já para não falar da compreensão mútua, porque é para mim surpreendente que a relação de muitos homens com a sua melhor parte oscile entre a benevolência amável e o mais completo desinteresse. Se tudo funcionar, está tudo OK. Se não funcionar, então temos um problema.» (pp. 13)


CAPÍTULO UM
O Pénis, Esse Desconhecido
«O meu não é lá muito comprido, mas é fino que se farta…»; Porque é que o pénis é um pénis? ; O soldado com o capacete cor-de-rosa;  O prepúcio e o frénulo: uma tolice;  Doenças sexualmente transmissíveis; O meu pénis é uma cimitarra?

CAPÍTULO DOIS
A Próstata: A Dádiva das Segundas-feiras do Nosso Querido Deus
As alterações na micção; Quanto mais velho, melhor? As queixas relacionadas com a próstata e a idade; A síndrome de dor pélvica crónica ; O cancro da próstata.

CAPÍTULO TRÊS
A Urologia da Mulher
Don’t worry, pee happy ; Inflamações na bexiga: causas e tratamentos; O pior cenário possível: as cistites cronicamente recorrente; Evitar as inflamações da bexiga; Inflamação não há, mas as queixas continuam.

CAPÍTULO QUATRO
Querer Filhos Sem Poder Tê-los.
Causas e possibilidades terapêuticas.

CAPÍTULO CINCO
Contraceção Masculina: Tudo Igual, Tudo Diferente.

CAPÍTULO SEIS
Pendurados: Perturbações da Ereção
Pendurados por quatro motivos; Pôr de novo o carrinho a rolar

CAPÍTULO SETE
Ejaculação Precoce e o que se Pode Fazer contra Ela

CAPÍTULO OITO
Testosterona: A Super-hormona

CAPÍTULO NOVE
Coisas que em Caso Algum Pertencem aos Orifícios do Corpo
 
Dr. Oliver Gralla nasceu em 1972 e licenciou-se na Universidade de Bochum e Göttingen, na Alemanha. Passou um ano a fazer investigação em Harvard e exerce medicina como urologista desde 1999. Até 2007, trabalhou como especialista em medicina reprodutiva no Hospital Charité de Berlim, e recebeu a alcunha de «cegonha de Berlim», pelo trabalho realizado no âmbito da infertilidade masculina. Mudou-se depois para Colónia, onde abriu um consultório de urologia para casais, mas ainda se depara diariamente com o constrangimento generalizado dos pacientes masculinos («É a primeira vez que venho a um urologista!») e com as informações erróneas que circulam nas redes sociais. 

0 comentários:

Enviar um comentário