quarta-feira, janeiro 24, 2018

A Cozinha Verde de Filipa Range

O que é ser Vegan: Em traços gerais, é um indivíduo que exclui da sua alimentação e lifestyle tudo aquilo que tenha origem animal, que tenha sido testado em animais ou que contribua de alguma forma para a exploração animal. Na alimentação: a carne, peixe, ovos, leite e seus derivados, mel, bem como todos os ingredientes que tenham na sua composição alguma origem animal. No lifestyle: todo o vestuário e calçado cuja pele seja animal, todos os cosméticos e produtos que tenham ingredientes de origem animal ou tenham sido testados em animais e todas as iniciativas que contribuam para a exploração animal, como os circos, touradas, entre outros. 





A Cozinha Verde tem prefácio do deputado e porta-voz do Pan André Silva, que fará a apresentação do livro na FNAC do Colombo, dia 27/01, às 17 horas.



Mais do que uma moda, o vegetarianismo tem vindo a tornar-se, para milhares de portugueses, num estilo de vida. São já mais de 120 mil os vegetarianos em Portugal, e muitos mais são os curiosos que têm adaptado algumas das ideias do vegetarianismo para usufruir de uma alimentação mais saudável. Filipa Range, autora do premiado blogue A CozinhaVerde, agora título do seu primeiro livro, tem sido uma das responsáveis por este crescimento.




Ser vegan não significa comer apenas couves e quinoa, ou gastar todo o dinheiro em ingredientes caros e extravagantes com nomes que nem se conseguem pronunciar. E, sobretudo, não precisamos de comer menos ou pior.

No livro A Cozinha Verde (Nascente | 192 pp | 17,69€ | Fotografias por Mário Cerdeira) o leitores vão descobrir 60 receitas deliciosas e simples, como lasanha verde, tofu e alho-francês à brás, croquetes de grão e cenoura com especiarias, cheesecake de framboesas e mirtilos, ou mesmo barras energéticas de figo e amêndoa. Ideias variadas e apetitosas para todos os dias.

Deliciosos pequenos-almoços e lanches • Bolos e doces sem culpa • Dips, molhos e pastas • Refeições principais •  Finger food

Este livro é também um guia prático para descobrir todos os conceitos da alimentação vegan e quais os seus benefícios para a saúde. Podemos aprender como compor um prato saudável, quais os principais alimentos a utilizar e os seus nutrientes, técnicas para cozinhar de forma mais saudável e, ainda, a ler os rótulos dos alimentos.  

Este é um livro para todos os que pretendem viver uma vida mais preocupada com a saúde das pessoas e do planeta. A Filipa Range convida-nos para uma viagem de sabores, aromas e texturas e a descobrirmos como a cozinha pode ser (mais) verde.

Com a descoberta do veganismo descobri também uma paixão pela cozinha 100% vegetal. Alguns meses depois tomei uma decisão que implicou uma mudança significativa na minha vida. Larguei o trabalho de auditoria numa consultora multinacional para me dedicar exclusivamente a um projeto desenhado por mim, com o objetivo de inspirar outras pessoas para um estilo de vida mais saudável, ecológico e compassivo. Surge assim A Cozinha Verde, algures em Maio de 2013. O processo de mudança não foi fácil, ou não fossemos nós animais de hábitos, mas a partir do momento em que tomei a decisão, senti imediatamente que tinha feito a escolha certa. A verdade é que me fui apercebendo ao longo daqueles anos em que trabalhei em auditoria, que aquilo não me realizava nem acrescentava algo mais à minha vida. O veganismo foi para mim o impulso para ir atrás dos meus sonhos.

Para além da mudança de rumo profissional, o impacto do veganismo na minha vida foi também visível a outros níveis. Tornei-me uma pessoa mais emocional e compassiva, mais tolerante. Menos stressada e ansiosa, e com uma vontade gigante de mudar o mundo! Percebi que somos NÓS a mudança que queremos ver e passei de agente passivo na sociedade para agente ativo. Costumo dizer que A Cozinha Verde é a minha forma de ativismo. Por último, mas não menos importante, o veganismo trouxe-muitos benefícios no que toca à saúde. Mais energia e atenção, menos medicamentos e doenças.

A minha rotina mudou drasticamente. Aprendi a trabalhar sozinha. Pelo facto de trabalhar muito a partir de casa, aprendi a organizar-me e a gerir da melhor forma o meu tempo. Aprendi a não ter horários certos e a ter auto-disciplina. Aprendi a controlar a ansiedade e a aceitar a imprevisibilidade do meu trabalho. Tudo isto não seria possível se não gostasse verdadeiramente do que faço. Se não vibrasse a todo o momento com isto. Se não sorrisse todos os dias pelas palavras bonitas e sentidas que ouço das pessoas que conheço nos workshops, que me fazem encomendas ou que me enviam mensagens a pedir-me ajuda. Sinto que estou a fazer a diferença na vida de alguém. E por isso, tudo isto vale a pena. — Filipa Range


Filipa Range nasceu em 1987. É licenciada em Gestão de Empresas e pós-graduada em Gestão Hoteleira. Trabalhou durante 5 anos numa multinacional como auditora financeira. Em 2013, descontente com a carreira, despediu-se do trabalho em auditoria e criou o seu negócio. Surgiu assim A Cozinha Verde (acozinhaverde.blogspot.pt), resultado da sua própria experiência e mudança de vida, com o objetivo de inspirar os portugueses a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e compassivos. Atualmente, ministra workshops de cozinha, showcookings e palestras para empresas e particulares. Além da componente de coaching e formação, oferece também um serviço de catering para eventos e entregas ao domicílio de comida vegetariana.

0 comentários:

Enviar um comentário