quarta-feira, outubro 21, 2015

Parcerias.... Rejições - Dizer a verdade... ou mentir para ficarem felizes?

Boa Tarde Estrelinhas!

Hoje irei fazer uma publicação muito impertinente, irá ofender alguns... e ferir susceptibilidades dos inocentes que não estão nestas andanças.

Pois bem....

Hoje em dia, é mais do que comum haver um blog literário, todo bonitinho, todo XPTO com montes de parcerias... Mas em que consiste essas parcerias?

Bem, no meu caso é bem simples... a Editora manda-me as novidades, ANTES de estar já estarem em sites de venda de livros. [WOOK, FNAC, BERTRAND]. Vão publicar um livro do autor X pela primeira vez em Portugal.... Então a editora avisa-me a mim, blogger, que vão editar o livro da Escritora Dona Florzinha Maria  Hortência, com o Titulo A Lua Sorriu para o Canário Cor-de-Rosa, pertence a serie XYG. O que por ventura, acontece nós blogger pedirmos esse Livrinho, para passatempo e uma vez ou outra a oferta desse livrinho para leitura e opinião no blog.....

Realidade, muitas das vezes não recebemos NENHUMA informação sobre esses ditos livros que são novidades e que por ai vem. Hoje em dia as editoras [algumas] parece que preferem trabalhar sozinhas..... ou com aldrabões.

Vejamos...


  1. Blogger pede pelo menos 2 livros a cada editora que tem parceria..... vamos aqui fazer contas [como algumas que eu vejo por aqui].... Editora X.... 2 livros, Editora Y... 1 livro, Editora G... 2 livros e EditoraW... 2 livros. 
  2. Num espaço de uma semanas, se tanto, já leram  7 livros, um livro por dia.... livros que podem até conter 800 Paginas...
  3. Num dia fazem as 7 Opiniões/Criticas.
  4. Ficamos a saber que pelo menos 2 dessas opiniões, total ou parcialmente são IGUAIS as opiniões noutros blogs
  5. Muitos duvido que cheguem a ler os livros, porque vá la, TODOS nós temos um determinado género literário que ADORAMOS e outro determinado género literário que queremos DISTANCIA. Eu por exemplo? Adoro fantasia, romances e alguns Eróticos.... mas só alguns. Não suporto sequer ter em mãos um livro de factos reais...  Biografias, por exemplo Queimada viva, ou ler livros de Poesia, ou ler um Policial  e Thriller. E se isso aparecesse no meu blog, seria no mínimo estranho.... a não ser que eu esteja a gerir o meu blog com mais alguém... o que por vezes não é o caso.
  6. A maioria rege-se pelo Plagio, leram...ou fazem de conta que leram, procuram opiniões e elaboram uma a pressa, quando na verdade nem sequer leram o porra do livro. 
As Parcerias....

Quantas vezes quem tem um blog, não pediu uma parceria? E nunca recebeu uma resposta? Ou ja recebeu a resposta... positiva por sinal, vocês dizem como pretendem trabalhar, a editora diz OK e no fim? Ela nem pastar vos manda...

Já pedi parcerias a muitas editoras... algumas aceitaram...outras nem me responderam.

Hoje em dia as editoras [a maioria] quer que digam coisas BOAS sobre elas, sobre os livros que editam... Acho que é por isso que a Planeta, Saída de Emergência, Grupo Leya não me ligam nenhuma *beicinho*

Ja notei que blog mais recentes que o Livro nas Estrelas, tem parceria com a Planeta, confesso que sempre foi uma das minhas editoras preferidas, pois é a que mais lança o género de livros que eu tanto gosto de ler... o defeito? E por vezes cancelar as edições quando falta um livro para terminar uma serie, é mau... muito mau, e aqui entre nós? Após tanto tempo de desprezo da parte deles para a minha pessoa. Eu ainda tentei uma vez mais uma parceria.... mas nem plantar batatas me mandaram. É pena pessoal, poderíamos ter aqui passatempos MUITO interessantes.

Recentemente tentei parceria com a Saída de Emergência, a principio tudo OK, conversa daqui e dali, nada demais. Pequenas perguntas por parte da responsável da SdE, e depois claro... a minha parte. Em que menciono que opiniões tem de ser verdadeiras, as opiniões não vai só aos erros de autor... mas abrange os erros da editora, desde capa, a tamanho de letra como más traduções..... isso tudo seria incluído na MINHA opinião..... Lamento informar, uns 4 meses depois nunca mais ouvi falar da raça desta editora.... acho que fiz mais um inimigo. *choro*

E vamos falar então do grupo Leya.... não sei ao certo o que aconteceu, apenas sei que tinha parceria com a Quinta-Essência, ASA, Casa das Letras, 1001 Mundos, e por ai adiante. Deixei de receber as novidades por parte da dona Rita, o que começou na época a irritar-me, nada de novidades no email, nada de resposta para passatempos, nada de resposta para oferta de livros. Até que uma vez ou outra, uma outra senhora do Grupo Leya, respondia me e mandava as novidades e tudo mais... que era dos poucos passatempos que tivemos aqui, assim como dos parcas ofertas que tive. O certo é que, hoje em dia, apesar de ter mandado mais de 5 emails a Casa das Letras, Asa, Leya, e até ao Papa Francisco, apenas o Papa me respondeu. Mas eu deduzo o que tenha sido isto... uma opinião de dois livros que eu fiz aqui.... a tradução estava UM NOJO, e a revisão passou a anos luz daquele pobre livro. 

Tentei parceria também com a Individual, desconhecia esta editora...mas até a data não me reponderam.... 


Sim... as editoras não suportam ler a verdade quando cometem erros. Elas [editoras] oferecem-nos um livro e nós blogger que nos damos ao respeito e trabalhamos para... dizemos a verdade do que o livro é, do que achamos... e se até o maldito titulo não tem NADA  a ver com a porra da história, não esperem palmadinhas, ou como editarem de novo o mesmo livro e usarem titulos e capas diferentes.... tão mas andamos a gozar com o leitor? 

Pois é isto que as editoras não gostam, o que as editoras GOSTAM é que blogger plagiem opiniões que vendam os livros que elas enviam como OFERTA. As editoras gostam que as façam de parvas, e que de facto é o que mais se vê ai. 

E nós? Que lemos um livro numa semana, quando é possivel, pois temos vida. trabalho, cozinhar, tratar dos filhos, tratar da casa, cuidar dos animais. actualizar o blog, responder a emails...ainda temos de ler um pouquinho. Ahhhh Nádia mas há bloggers que tambem tem vida e fazem bueeee... really? Quem é que diz que estuda, trabalha, tem teses, que casa para cuidar, tem reuniões e montes de tretas e apresentações para fazer, pode ter tempo para ler um livro por dia e fazer a opinião? As editoras que não acordem para a vida não...

E antes que digam, ah é inveja e tal, nop, não é. É a realidade, de bloggers que tenta parcerias JUSTAS e HONESTAS e que levam com os pés, quando aldrabões e plagiadores vem aqui e fazem a macacada toda! 

Não é por não ter parceria, com a SdE, Planeta, Leya, Porto Editora 5 Sentidos, Individual, entre outras, que eu vou deixar de ler... nada disso eu leio na mesma, e faço as minhas opiniões na mesma, é so que não tenho as novidades a tempo e horas e passatempos para vocês não existe...simples assim.

Outra coisa descabida que eu ja mencionei anteriormente noutro post algures por aqui é as traduções, e essas estão cada vez pior, há tradutores que deviam de ir apanhar batatas, porque traduzir não é com eles...o mesmo se aplica aos revisores.... acho que andam a fazer horas extras e nao velhas estas falhas...pela minha santa paciência.....

Não irei me alongar muito neste assunto. Deixo-vos dois links da Liliana, blogger do Vamos Doar livros A nossa Biblioteca?  Post 1 e Post 2


Eu e a Liliana,  iremos as duas fazer uma rubrica, andamos a organizar as ideias, a juntar BONS e Horríveis.... depois entenderão o que quero dizer. E contamos depois com vocês para uma mãozinha...


10 comentários:

  1. O mais importante a retirarem do meu post do Post1 é a resposta que dei à Neptuno_avista , a segunda pessoa a comentar esse post e eu lhe contei o que aconteceu com uma editora que eu tive mesmo de dizer as coisas como elas são.
    Resumindo, nunca mais ouvi falar dessa editora e honestamente, não tenho interesse nenhum.

    No Post 2 ficou tudo dito no próprio post, ou quase tudo, pois há sempre coisas novas, brutalidades e atentados a língua Portuguesa todos os dias em tudo o que se lê. Livros, jornais, revistas, legendas...

    Editoras, se lerem isto, por favor: só porque recebem um milhão de pedidos de parcerias, colaborações, etc, não descarreguem no pessoal todo! E não tratem bem só so que têm blogs com 1000 seguidores para cima.
    Já tive editoras a responderem-me muito mal, uma linha de texto, tipo "IMAGINA QUANTAS PROPOSTAS RECEBEMOS POR DIA?!!?"
    Tive editoras que a primeira coisa que me perguntaram: Quantos seguidores tem? E quantas visualizações por dia?

    EDITORAS! Se vão investir tempo, inventário num blogger, LEIAM o blog!! LEIAM as opiniões e VEJAM POR VÓS PRÓPRIOS se o blog vale a pena!!
    Não é por ter mais seguidores que é bom! Pode ter muitos seguidores, por ter muitos amigos, por ter muitos passatempos, por ter muitas contas falsas!!

    Tirem as vossas próprias conclusões!!

    E vou parar por aqui, depois usas esta parte para o próximo post deste género e se quiseres continuo com o que estava a dizer. Agora, ao contrário do que se passa por ai no mundo blogosférico, em que realmente há bloggers, sozinh@s, que conseguem ir a eventos, ler livros, comentar, divulgar, ouvir música, ver filmes e vestirem-se ao mesmo tempo, eu para cortar as unhas ao gato só posso mesmo cortar as unhas ao gato, nem sequer espirrar posso enquanto o faço ou então meto-me num belo sarilho, pois já é em si uma operação de risco.
    Vou aproveitar que ele está a dormir.
    Fui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, erro meu nem sei como. Ja alterei.

      Eliminar
    2. Então que foste fazer? Tiraste o post dois que era o mais interessante? lool
      Mete tudo como estava!! Estava bem!!

      Eliminar
    3. Ja voltou ao que estava!!!! Dás cabo de mim pah!

      Eliminar
  2. Olá Nádia, primeiro que tudo: nossa!
    Apesar de estar solidária contigo venho aqui deixar um pensamento positivo. Ainda há blogs nesta e-terra que não são plagiadores e não têm parcerias só para ficar com livros. Em relação às parcerias penso que te posso ajudar com 3 das 4 que mencionaste.
    Em relação às leituras e opiniões enfiei um pouco o barrete, mas posso desde já dizer que tanto posso ter 1 livro todos os dias (vá de 200 páginas no máximo dos máximos) e no final sentir-me inspirada (ou a ficar com falta de memória) e escrever as opiniões todas de uma vez, como não ler nada num mês. Não sei de quem falas, porque sou sincera, só tenho tempo para a minha vida e para os meus blogs e fico sem tempo nenhum para visitar os blogs vizinhos, mas no que tens que te focar é em continuar a dar o exemplo teres mais para dar do que levar.
    Força aí e qualquer coisas que precises apita. Estou no blog Algodão Doce para o Cérebro e Romance, Entre Aspas.

    Beijinhos
    Ne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      não me refiro a todos como plagiadores, atenção. Mas que há muitos por ai há, e se estivermos com atenção [a todo o que é publicação em grupos de blogues] é o que é mais falado por ai. Assim como há umas quantas que é para vender livros que recebem das editoras... já vi isso. Resumindo falo daquilo que já vi, e só não dou com a boca no trombone, como se diz porque não fiz print de varias coisas.... e ai caia a macacada toda. [atenção, não pretendo ser agressiva com a minha resposta, estamos apenas a comentar, e eu refiro me ao que ja vi, talvez esteja em alguns grupos errados? Se calhar sigo alguns blogs duvidosos?]

      Quanto a leitura e opiniões, caramba ainda no outro dia fiz tres opiniões seguidas que até a Ana comentou la na pagina, se eu estver em casa sem fazer a ponta de um rabo [como ja aconteceu por estar desempregada] consigo ler isso tudo e muito mais, ou que tenha ferias, agora Inês vais concordar que se tiveres a trabalhar 8 horas, acordas as 7 entras as 8:30, nesses espaço pouco tempo tens para ler se fores a conduzir... isto sem contar com o tempo de comeres, vestir, higiene etc... isto se não tiveres pelo menos mais uma criança. vais trabalhar, se conseguires ler sera na tua hora de almoço.... depois voltas ao serviço, depois hora de sair, ir para casa les mais um pouco quando chegas a casa...mas nao terminas um livro, fazes uma publicação ou outra, talvez antes disso vais as compras e buscar a criança...resumindo... ao que vejo, é quase impossível ler da forma como determinadas pessoas leem, isto eu nao meti nenhum curso extra, ou entrevistas, ou apresentações, ou dar de comer ao canário e coisas assim.

      Nas maratonas literárias há livros que leio num dia.... agora depende das paginas depende se a história me prende atenção mesmo. Não quer dizer que num mês, não leias 3 ou 4 livros num dia.
      Mas vamos por isso para trás das costas, precisei de desabafar depois de espernear com uma amiga minha lol

      E obrigada querida pela sugestão, mas prefiro que sejam eles agora a vir ter comigo e é se quiserem. hehe

      E bem sei quem és :P posso nao comentar lá, mas ando de olho hehe pronto ok, não sou assidua... culpa do facebook eu espero o que me aparece logo ali escarrapachado heheheh

      Boas leituras querida. E espero que não leves a minha resposta como arrogância ou sei la

      Eliminar
    2. Inês, se ela não quer a tua ajuda com essas 3 ou 4 que mencionou, porque ela se dá bem com os e-books e eu não, só me dou com livros em papel, podias ajudar-me a mim, também por ela (eu sei que ela quer quer eu seja feliz e deixa), e metias uma cunhazita para mim, para o "Vamos doar livros à nossa biblioteca?", enviar-lhes assim um "carta bonita de recomendação" para ver se eles passam a gostar de mim para alguma coisa?
      *Olhos brilhantes*

      Eliminar
    3. Leio em ebook sim, ajusto ao tipo de letra que quero... uso no tablet ou telemovel e leio sem levar Kg aos ombros, não corro o risco de rasgar ou molhar uma pagina.... e melhor ainda.... NADA de humidade nas folhas... queres melhor que isto? heehehhe por mim é na boa. Se a Inês poder..

      Eliminar
  3. Boa noite :) concordo inteiramente; apesar de ter um blogue literário apenas há ano, fui sempre uma leitora assídua em vários blogues e confesso que passei os olhos por muitas opiniões para lá de semelhantes. Não sentia que houvesse algo que tornasse a opinião única, ou uma perspectiva pessoal do livro X. E, agora que mencionou... reparo que alguns dos blogues que seguia, não criticam, pelo contrário. O que há de mau no livro, dão a volta para que fique "menos mau", uma forma de "passar paninhos quentes" vamos dizer assim. Um dos exemplos que dei no meu blogue e que me vem imediatamente à cabeça, foi a PÉSSIMA sinopse de Hades de Alexandra Adornetto, que quase me fez desistir da leitura, e os MIL erros de identificação de personagens de Lágrima de Lauren Kate. Foi realmente, um post refrescante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com isto ficou quase tudo dito do que já me ando a queixar à um ano e te disse, Nádia, de, citando a Delirious: "e os MIL erros de identificação de personagens".
      Delirious, sabes dizer-me quem traduziu o Lágrima? Eu já desconfio...

      Eliminar