domingo, dezembro 03, 2017

O Nosso Portugal #1

Boa noite estrelinhas,

sejam bem vindos a este novo cantinho e espero de coração que gostem. 

O que é O Nosso Portugal? Bem, nada mais simples do que lugares de turismo e/ou locais deixados ao abandono, que fui visitando. 

Tinha pensando inicialmente em remexer no meu baú carregado de pó e a cheirar a bolas de naftalina e começar por locais que já visitei, no entanto não o irei fazer. Vou começar pelo presente dia e recuando [isto se no meio não tiver ido visitar outros locais e colocar aqui.] 

A cada publicação irei colocar a data aproximada da altura da visita e não sei se será possível identificar na mesma publicação com o mapa google. Veremos!

Hoje  - e porque uma amiga minha do Porto, a Katley, já tinha visitado antes e cusca como sou tinha de lá ir - fui ao velho "cemitério" de ruínas que foi em tempos a 7ª Bateria do Regimento de Artilharia de Costa de Outão

Fonte

Um local belíssimo, no entanto vítima de puro vandalismo e claro, perdido no esquecimento.

Não tirei muitas fotos, aliás quase que não tirei nenhumas pois verdade se diga fiquei tão encantada - assim como triste - com o local.

E sonhadora como sou, por cada canto que passava punha-me a imaginar o que seria, o que foi feito ali e acima de tudo... porque razão foi "deixado para trás". Certamente com algumas pesquisar ficaria a saber da historia ou das mil razões possíveis para que fosse abandonado. Uma delas muito provavelmente seria por não haver meios financeiros para sustentar o local...

Mas pronto, este é o nosso Portugal, não há dinheiro para manter o património, mas obviamente que há para os ministros e afins sanguessugas passearem em popós topo de gama e viagens desnecessárias... mas que digo eu? Nem sei do que falo, não é? 

Estas três fotos abaixo, foram tiradas por mim.



Ao entrar aqui, foi quase como ser transportada para outro mundo, isto se conseguirmos eliminar da mente os riscos e pinturas desnecessárias....

 Com o Sado ao redor, é caso para dizer que a vista é deslumbrante.
2Dezembro2017
Eles são três e claro que foi tudo explorado. Escusado será dizer que as partes que não têm tanta luz, parecem ser as únicas que não sofreram tanto com o vandalismo. 
O que acredito que seja a onde guardavam as armas/munições? Mas para quem não gosta de estar debaixo do solo...não recomendo. 





O espaço em si é enorme, e corri quase tudo, digo quase porque ainda houve uma parte ou duas que não fui... chamem-me medricas se quiserem, quem sabe numa outra altura haha

O meu miúdo adorou o campo de treinos e claro, deu a sua opinião do que cada coisa era, para que servia e como faziam... estaria certo? Errado? Não sei, eu nunca andei na tropa nem em nada que se parecesse. No entanto acredito piamente que se houvesse uma visita guiada, seria ainda mais emocionante! 

E eis que está ai uma bela ideia? Oh Sr. Ministro da Defesa... julgo ser com a sua pessoa que devo dirigir esta ideia. Porque não recuperar este espaço, não deixar que ele se desintegre completamente e criar um género de museu? Não abuse no preço dos bilhetes sff.  Acho que seria realmente algo interessante, e tendo em conta a localização... as visitas de estudo e um "feijãozinho" como guia. Colocar umas replicas de armas e munições... é acho que os miúdos e graúdos iriam vibrar. Pois não é algo que se visite com frequência, certo? Que se lide todos os dias, nós, civis, estamos muito fora no que toca à realidade das forças... [exercito, marinha, força área e afins]. 

Bem... o meu tio bem que tentou que eu entrasse no exercito, na Pontinha, mas não deixaram... faltava-me a altura e segundo o Capitão do meu tio... uma mochila conseguia ser maior que eu e seria no mínimo estranho ver a dita a carregar-me a mim. Algo me diz que fui "trolada" por ele... só naquela.

Voltando aos assuntos sérios. Se reconsiderar esta minha ideia, peço apenas uma coisa... puder entrar sem pagar, quando quiser e as vezes que quiser. Não reclame, estou a dar-lhe negócio, euros, e claro...mais turismo. O que quer mais? Há! Já me esquecia, aceito também um local de trabalho lá, apenas como fiscalizadora... para ver se está tudo a correr bem e tals, que me diz? 




0 comentários:

Enviar um comentário